sejam bem vindos

queridos seguidores agradeço a voçês por fazerem parte do meu blog ou melhor nosso pois este blog foi feito para mostrar um pouquinho da nossa umbanda querida .























fran























amigos sejam um dos seguidores do nosso blog para vocês ficarem atualizados nas novas atualizaçoes bjos axé















segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O FUNERAL




O funeral é realizado pelo babalorixá e sofre alterações de acordo com a condição do morto, se é iniciado na umbanda ou não. Este ritual tem grande importância na umbanda, pois é a data em que se louva a força de Omulu que é o senhor da morte e das transições no universo.
Para a umbanda a morte do corpo físico não é o fim da vida, mas apenas o fim de um ciclo. Então nada se acaba com o fim da vida física, quando o corpo perece, mas sim é o início de outra etapa. Morremos para o mundo físico e renascemos para o mundo espiritual.
O funeral umbandista é dividido em duas partes, purificação do corpo e do espírito. A purificação do corpo é feita com incenso e água consagrada. As ervas queimadas na brasa propagam através do ar suas qualidades purificadoras e imantadoras do espírito. Com a água consagrada cria-se uma diluição de qualquer energia material ainda presente no corpo e no espírito do desencarnado.
No ritual do funeral se faz uma cruz com pemba consagrada, na garganta, peito, plexo, umbigo e costas das mãos e dos pés para desligar qualquer iniciação ou cruzamentos feitos na encarnação do espírito. Repete-se este mesmo ato com óleo de oliva consagrado e cruza-se também o ori (coroa) para que liberte do chakra coronário qualquer firmeza de forças, purificando o espírito e o livrando de qualquer chamamento por alguém que se acha superior, querendo prejudicar o desencarnado. Deve-se aspergir todo o corpo com essências e óleos aromáticos para criar uma aura positiva e perfumada em volta do espírito protegendo-o de qualquer entrechoque energético. Após isto o corpo será vestido e levado ao velório.
Após estes rituais será feita a apresentação do falecido por uma pessoa escolhida para ministrar palavras positivas sobre a vida do desencarnado. Será entoada uma música em louvor a Oxalá, um canto a Obaluayê e um canto ao Orixá regente do desencarnado. Após, se dará a despedida, pelos presentes, ao falecido e após o fechamento do caixão se fará o transporte ao cemitério onde o babalorixá assoprará uma fina camada de pó de pemba consagrada em cima do caixão para proteção etérica do desencarnado.
Após o túmulo ser fechado o babalorixá cercará o mesmo com pó de pemba criando um círculo protetor à sua volta e acenderá quatro velas brancas formando uma cruz, sendo uma na cabeça do túmulo, outra no pé, uma a esquerda, outra a direita.
Este ritual não deverá ser cercado de tristeza, mas sim de alegria, pois o desencarnado está retornando para o plano eterno e poderá retomar seu caminho para a evolução.

2 comentários: