sejam bem vindos

queridos seguidores agradeço a voçês por fazerem parte do meu blog ou melhor nosso pois este blog foi feito para mostrar um pouquinho da nossa umbanda querida .























fran























amigos sejam um dos seguidores do nosso blog para vocês ficarem atualizados nas novas atualizaçoes bjos axé















segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O ANJO DA GUARDA NA VISÃO UMBANDISTA




Anjos da Guarda (do latim ângelus e do grego ággelos) são os anjos que segundo as crenças cristãs, Deus envia no nosso nascimento para nos proteger durante toda a nossa vida. Independente da religião e mesmo se a pessoa não tem religião definida ou é ateu, mesmo assim, terá a proteção do seu Anjo da Guarda.
Na iconografia comum, que é a arte de representar imagens, os anjos geralmente têm asas de pássaros e uma auréola. São donos de uma beleza delicada e de um forte brilho, e por vezes são representados como criança por terem inocência e virtude.
Eles estão presentes desde remotas eras, nos longínquos registros da história da humanidade. Têm nomes e caracteres diferentes, conforme a cultura e religião. Mas a existência deles é reafirmada pelas grandes tradições que, por trás de camadas de simbolismos, noticiam seus feitos heróicos. Os muçulmanos, zoroastrianos, espíritas, hindus e budistas, todos aceitam como fato sua existência.
Na tradição hebraica, de onde nasceu a Bíblia existem muitas alusões a seres celestiais identificados como anjos e que ocasionalmente aparecem aos seres humanos trazendo ordens divinas. São citados em vários textos místicos judeus especialmente nos ligados à tradição Merkabah.
Na Bíblia Sagrada, os anjos são chamados de “mensageiros de Deus”, “mensageiros do Senhor”, “filhos de Deus” e “Santos” e participam ativamente dos desígnios de Deus, desde a criação até o apocalipse. Estão na anunciação da vinda do Cristo. Participaram a Maria a sublime missão materna de conceber o Salvador e por ocasião do desencarne de Jesus, proclamaram a Madalena a Sua ressurreição. Feitos de luz e fogo, sua aparição é imediatamente reconhecida como de origem divina.
No budismo e no hinduísmo são chamados de “devas” e seu nome deriva da raiz sânscrita “div”, que significa “brilhar”, então temos que o seu nome significa “seres brilhantes” ou “autoluminosos”.
No islamismo os anjos são divididos em dois partidos principais: os bons, fiéis a Deus e os maus cujo chefe é Iblis ou Ash-Shaytan, privados da graça divina por terem se recusado a prestar homenagens a Adão.
Segundo a visão espírita, os chamados “anjos da guarda” pelo catolicismo, correspondem aos espíritos guias que cada um de nós possui e que nos protegem e acompanham a cada dia. São espíritos elevados que nascem com a missão de nos proteger e orientar durante nossa vida. Têm a missão de nos amparar na etapa encarnatória e geralmente para isto são designados espíritos afins e simpáticos para estabelecerem tal relação. São comumente chamados de “protetor espiritual” ou de “mentor espiritual”. Seriam também aqueles que trazem mensagens do mundo espiritual e por isto são chamados de anjos, palavra que significa “mensageiros”, os quais aparecem inúmeras vezes nos textos sagrados de religiões judaico-cristãs.
Ainda sobre a visão espírita os anjos seriam espíritos desencarnados e que se comunicam com os encarnados e que já alcançaram a perfeição passível de ser alcançada pelas criaturas.
Cada pessoa tem seu Anjo da Guarda pessoal. Quando ela nasce, este espírito bom se encarrega de protegê-la. A missão do Anjo Guardião é voluntária, porque ele a aceita de bom grado. Esta alma elevada acompanha o homem durante sua existência corpórea e, muitas, vezes, até depois da morte.
Se a pessoa é umbandista, sentirá que é velada por um pai velho, caboclo ou criança. Se ela é evangélica, acredita na proteção do Mestre Jesus. No catolicismo também as pessoas acreditam na existência dos anjos e se sentirão protegidos por um santo de sua fé.
Na umbanda, eles estão presentes nos terreiros, nas horas dos trabalhos, onde espíritos sem luz, perturbados e confusos podem vir contra nós. Os Orixás e guias nos protegem, mas a presença do Anjo da Guarda antes e depois da incorporação é muito importante.
Para os médiuns os Anjos da Guarda são tão importantes quanto os próprios Orixás ou entidade presente. Quando o médium vai incorporar, para que a entidade se aproxime, o Anjo da Guarda permite a passagem para ocorrer a incorporação e durante a incorporação permanece ao lado do médium até o processo de desincorporação quando o Anjo da Guarda se aproxima para manter o equilíbrio do médium.
Algumas tradições astrológicas atribuem nomes para anjos, embaixadores dos planetas na Terra, responsáveis pela influencia desses planetas na vida do homem . São eles:
Miguel: é o reitor do Sol
Gabriel: é o reitor da Lua
Rafael: é o reitor de Mercúrio
Uriel/Anael: é o reitor de Vênus
Camael/Samuel: é o reitor de Marte
Zacariel/Sadkiel: é o reitor de Júpiter
Orifiel/Cassiel: é o reitor de Saturno
Os anjos reitores de Urano, Netuno e de planetas-anões como Plutão e Éris geralmente não são mencionados por não serem planetas conhecidos desde a antiguidade.
A celebração dedicada aos Anjos da Guarda surgiu na Espanha, no século V e espalhou-se por toda a Europa. A data fixada foi 29 de setembro, juntamente com a festa do Arcanjo Miguel. Em 1670, o papa Clemente X dedicou o dia 2 de outubro à festa do Anjo da Guarda particular de cada pessoa.
Na Inglaterra desde o ano 800 acontecia uma festa dedicada aos Anjos da Guarda, que se estendeu de maneira universal, e a partir do ano 1111 surgiu esta oração:
Angele Dei, (Santo anjo do Senhor)
qui custos es mei, (meu zeloso guardador)
me, tibi commissum pietate superna, (já que a ti, me confiou a piedade divina)
illumina, custodi, ( me ilumina e guarda)
rege et guberna. (rege e governa)
Amen (Amém)
A prece é o telefone de contato com o mundo angelical. Nas horas difíceis, nos momentos de decisão, podemos sempre contar com a inspiração do nosso Anjo da Guarda. O que chamamos de intuição, muitas vezes é a manifestação de nosso Anjo da Guarda que procura sempre o melhor para nós: aquela voz na cabeça que diz não faça isso, não vá por esse caminho, etc.
Deus concedeu a cada pessoa um Anjo da Guarda, mas nem todas aprenderam que só pode ser ajudado quem assim permite. Ajuda-te e o céu te ajudará, ensinou o Mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário